top of page

A semana

 

Histórico

 

O Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal Fluminense nasceu no ano de 2000,  e até os dias atuais, foram realizadas seis edições deste evento, que surgiu com o objetivo de promover um espaço de troca de experiências e divulgação da produção acadêmica interna.

Palestras, mesas redondas e mini-cursos que abrangem temas polêmicos em  diferentes áreas de interesse acadêmico e profissional tem compostos o evento, que também tem contado com produção científica de nossos alunos (que em muitos do casos representa a primeira apresentação formal de um trabalho, servindo como um incentivo profissional).

O Dia da Educação Ambiental surgiu a partir  deu uma atividade da disciplina Instrumentação em Educação Ambiental. Assim surgiu a idéia de um evento que teve por objetivo socializar os projetos desenvolvidos pelos alunos desta disciplina, e este projeto foi incorporado, desde sua segunda edição às Semanas de Biologia-BioUFF.

Acreditamos que as Semanas de Biologia-BioUFF são um bom exemplo de evento que congrega, simultaneamente, as atividades de ensino, pesquisa e extensão e que a formação integral do aluno se realiza através dele. Além disso, o evento tradicionalmente conta com a participação de estudantes e professores desta, e de outras instituições brasileiras.

 

Organização

 

A VII Semana de Biologia e VI Dia de Educação Ambiental-BioUFF é um evento organizado e executado por alunos e professores do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal Fluminense.

 

Coordenação: Dra. Cinthya Santos (docente e mãe da galera)

Discentes:

Daniella Senos Lopes 

Elen Messender

Emilia Licha

Filipe Costa

Helena Alcaide Guerra

Helena Holland

Jéssica Gomes Pereira

Juliana Stein Nicoli

Lais Miranda

Lannes Manhães

Maíra Navarro 

Paulo Roberto Almeida

Peter Prado

Raquel Souza

Robson Santos

Silmar Joriatti

As “Semanas de Biologia e os Dias de Educação Ambiental” constituem um projeto de extensão que vem se realizando por iniciativa dos alunos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal Fluminense com apoio desta instituição e com a colaboração de diversos docentes.

Os principais objetivos deste evento são o compartilhamento de conhecimento e experiências, a formação de recursos humanos preparados para o mercado de trabalho, a socialização do saber acadêmico através de trabalhos de extensão e a transmissão de conhecimentos para a comunidade.

O papel do Biólogo na sociedade vem sofrendo transformações desde o reconhecimento da profissão, cerca de 30 anos atrás. Atualmente, com ciência e tecnologia caminhando numa relação muito estreita, e com a temática ambiental sendo uma questão tão forte no mundo, a visão acadêmica parece não suprir as demandas exigidas pelo mercado de trabalho. Daí, outros profissionais ocuparem um espaço que possivelmente pertenceriam aos biólogos, tais como biomédicos, engenheiros ambientais, dentre outros. Para lidar com este problema, em o profissional biólogo perder seu espaço de atuação, alguns biólogos tem se mobilizado e se unido para reivindicarem seus direitos profissionais e para valorizar esta classe, pensando nos mitos e esclarecendo o seu papel na sociedade. Diante desta perspectiva, o tema da VII Semana de Biologia e do VI Dia de Educação Ambiental visa descobrir a função do Biólogo, pelo tema “Desmistificando a Biologia: O Biólogo na sociedade”. A necessidade de trazer esta discussão se concretiza na ansiedade dos alunos formandos, e se dão conta que, diferente de outras profissões, para o biólogo é necessário continuar sua formação, com mestrado e doutorado e outras especializações. Alguns acabam procurando uma segunda graduação, como a de engenharia, outros se encontram na angústia de não vislumbrar muitas possibilidades além da carreira acadêmica. 

Fora isso, este tema ainda questiona e nos leva a refletir qual o papel atual e a importância do biólogo na sociedade. Dessa forma nosso projeto visa facilitar a divulgação desta discussão e permitir a integração Universidade-Sociedade, já que o tema atinge a muitos e costuma ser de grande interesse. Além disso, a organização e execução de tal evento permitem a interação dos diferentes setores da Universidade – docentes, discentes e funcionários, fato que não é comum no cotidiano desta comunidade.

Esse é um evento idealizado para atender cerca de 300 pessoas por dia, e tem cumprido as suas expectativas nos anos anteriores. O programa compreenderá palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos, mini-cursos e um concurso de fotografia e, no final, há a emissão dos respectivos certificados de participação.

Aguardamos a todos entre os dias (a definir no mês de outubro) no espaço Multidisplinar da Biologia, Campus Valonguinho-UFF.

bottom of page